Translate

SE VC GOSTOU DAQUI ENTÃO SIGA-NOS PARA SABER DAS NOVIDADES

ENTRE E RECEBA AS RECEITAS DESTE BLOG

Visitantes recientes

segunda-feira, 5 de março de 2012

Iogurte Diet

            Iogurte Diet 



Como fazer Iogurte Diet em Casa?

O iogurte diet mantêm o mesmo sabor, textura e propriedades nutricionais (exceto calorias) que o iogurte tradicional. Opcionalmente você poderá utilizar leite desnatado, produzindo assim o iogurte diet e light.
Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte Diet, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Ingredientes e utensílios:
5 litros de leite integral ou desnatado;
1 envelope de Fermento Yog (5 litros leite);
1 envelope do Adoçante Docina;
1 termômetro para laticínios;
1 tela refratária para evitar a queima do leite.

Dica:
Caso queira, opcionalmente poderá substituir o leite por leite em pó ou leite longa vida (UHT);
Poderá também utilizar leite desnatado e terá um iogurte light.
Se utilizar leite desnatado será necessário também a adição do Pó para Preparo de Iogurte e Coalhada Light e Diet (MIX 20).

1º passo: Deposite o leite na panela e adicione o Adoçante Docina, misture por 1 minuto e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão.
Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.

2º Passo: Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite. Para agilizar o resfriamento pode-se fazê-lo em banho maria. Utilize o termômetro para conferir e regular a temperatura para 42ºC. Quando se aquece o leite até a temperatura de 80ºC e mantém por 10 minutos esta se pasteurizando o mesmo para fabricação do iogurte!


3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento para Iogurte Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela ou passe para outra vasilha com tampa. A etapa seguinte será a transformação do leite em iogurte, propriamente dito!

Final: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde o leite se transforma em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.

Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.

As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, tê a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor:
Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água (temperatura de 42ºC).
Dentro da caixa de isopor coloque também a vasilha tampada com a mistura do leite e Fermento (3º passo) e tampe a caixa de isopor. Agora é só aguardar!
Refrigere o iogurte:
Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!
Queijos no Brasil / Casa do Queijeiro
Rua Paracatu, nº 1000 - Bandeirantes - Juiz de Fora - Minas Gerais
Tel.:             (32) 3224 3016       /             (32) 3224 1205      
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...