Páginas


Translate

ATENÇÃO!!

Todas as receitas que aparecem neste blog ,vieram de pesquisas feitas na internet ,ou recebidas de amigas das páginas do fecebook,ou por email.

SE VC GOSTOU DAQUI ENTÃO SIGA-NOS PARA SABER DAS NOVIDADES

Iogurte Diet

            Iogurte Diet 



Como fazer Iogurte Diet em Casa?

O iogurte diet mantêm o mesmo sabor, textura e propriedades nutricionais (exceto calorias) que o iogurte tradicional. Opcionalmente você poderá utilizar leite desnatado, produzindo assim o iogurte diet e light.
Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte Diet, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Ingredientes e utensílios:
5 litros de leite integral ou desnatado;
1 envelope de Fermento Yog (5 litros leite);
1 envelope do Adoçante Docina;
1 termômetro para laticínios;
1 tela refratária para evitar a queima do leite.

Dica:
Caso queira, opcionalmente poderá substituir o leite por leite em pó ou leite longa vida (UHT);
Poderá também utilizar leite desnatado e terá um iogurte light.
Se utilizar leite desnatado será necessário também a adição do Pó para Preparo de Iogurte e Coalhada Light e Diet (MIX 20).

1º passo: Deposite o leite na panela e adicione o Adoçante Docina, misture por 1 minuto e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão.
Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.

2º Passo: Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite. Para agilizar o resfriamento pode-se fazê-lo em banho maria. Utilize o termômetro para conferir e regular a temperatura para 42ºC. Quando se aquece o leite até a temperatura de 80ºC e mantém por 10 minutos esta se pasteurizando o mesmo para fabricação do iogurte!


3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento para Iogurte Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela ou passe para outra vasilha com tampa. A etapa seguinte será a transformação do leite em iogurte, propriamente dito!

Final: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde o leite se transforma em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.

Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.

As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, tê a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor:
Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água (temperatura de 42ºC).
Dentro da caixa de isopor coloque também a vasilha tampada com a mistura do leite e Fermento (3º passo) e tampe a caixa de isopor. Agora é só aguardar!
Refrigere o iogurte:
Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!
Queijos no Brasil / Casa do Queijeiro
Rua Paracatu, nº 1000 - Bandeirantes - Juiz de Fora - Minas Gerais
Tel.:             (32) 3224 3016       /             (32) 3224 1205      

Nenhum comentário: